A nanofiltração é um processo de filtração por membrana que tem lugar numa gama de porosidade entre 150-500 Dalton, dependendo da estrutura molecular (tamanho dos poros em torno de 1 nm), que atinge, entre outros, a separação de iões polivalentes com uma eficácia superior a 95%, bem como matéria orgânica de baixo peso molecular (açúcar, proteínas, etc.).
Existem vários tipos de membranas no mercado que tornam possível alcançar diferentes qualidades de produto final. Vale a pena mencionar:
Tecnologias
NANOFILTRAÇÃO
- Membranas com configuração em espiral: constituídas por um grupo de membranas enroladas juntas num tubo que recolhe o permeado; neste caso, o fluxo de água ocorre do exterior para o interior. São equipamentos mais compactos e são utilizados quando é necessária água de alta qualidade do tipo ultrapuro.
- Membranas tubulares: neste caso, as membranas em forma de tubo são colocadas num suporte que atua como um colector. O fluxo tem lugar de dentro para fora e a sua utilização é mais generalizada, devido à sua maior robustez.
APLICAÇÕES
As principais aplicações desta tecnologia são:
- Como um pré-tratamento para outros processos, por exemplo, osmose inversa
- Água utilizada em processos industriais
- Separação de metais pesados
- Reutilização de águas residuais
- Amolecimento da água (remove iões de cálcio, magnésio e sulfato entre outros)
- Reutilização da salmoura
VANTAGENS
Algumas das vantagens da sua aplicação são:
- Equipamento compacto (ocupam pouco espaço)
- Requisitos de baixa pressão